DESENVOLVIMENTO DE DVDs DE TREINAMENTO E O CASO DA OI CELULARES

Você conhece todas as vantagens de produzir um TREINAMENTO EM VÍDEO - ( DVDs ) para a sua empresa? Sua diretoria vai gostar de conhecer com você, pois envolve redução de custos.

Estou me referindo aos treinamentos para os quais você utiliza profissionais da própria empresa na transmissão dos conhecimentos para o trabalho uniforme, mas também treinamentos que visem mudanças de comportamento, avançando na parte teórica, informativa, através de vídeos, faltando, portanto, apenas realizar a prática, ganhando tempo e dinheiro. Diversos tipos de treinamentos aceitam este formato, inclusive os meus (Começo com as informações e depois sigo com a prática ).

Veja as vantagens:

CUSTO E PADRONIZAÇÃO:

CUSTO:

Para produzir um vídeo você só gasta uma vez, e atualmente o valor é quase o mesmo da contratação de apenas um treinamento de profissional “top”, cerca de quinze mil reais)  dadas as facilidades eletrônicas modernas, podendo-se utilizá-lo, por exemplo, para preparar todos os novos funcionários, sabendo que algumas empresas têm alto turn over, precisando sempre informar a novos grupos seus modelos de trabalho, regras de conduta, e formas de se realizar as tarefas.

Pode-se utilizá-lo até por vários anos, e se for necessário fazer pequenas mudanças na medida em que surjam novas informações, pode-se fazê-lo a um custo muitíssimo reduzido, já que as inserções são simples de se introduzir.

MULTIPLICAÇÃO INTERNA PELO PREÇO DE UM DVD VIRGEM.

Naturalmente que se podem desenvolver vídeos sobre qualquer tema, e sendo SEU o direito autoral, ele pode ser multiplicado (gravado) centenas de vezes ao custo de OITENTA CENTAVOS a unidade, e entregue aos funcionários com uma prova / teste a ser preenchido, confirmando-se, assim, ter assistido, o que será ainda confirmado, na prática, pelos supervisores.

Nota: Existem treinamentos via internet, diferentes porque nem todos os funcionários têm acesso à internet, mas praticamente 100% das pessoas têm aparelhos para assistirem DVDs em suas casas, podendo repetir infinitamente, tirar dúvidas, etc.

GRANDES GRUPOS:

Sendo necessário transmitir novas informações a grandes grupos em vários locais do País, basta uma sala grande por estado, alguns supervisores, e passar o vídeo com uma prova confirmando o entendimento a cada 5 minutos – veja a experiência da Oi, mais adiante.

PADRONIZAÇÃO:



Naturalmente que este modelo tem a grande vantagem de evitar as diferentes maneiras que os diferentes instrutores utilizam para passar informações, nem sempre dinâmicos, interessantes ou adequados à tarefa, causando perdas ou prejuízos de comunicação, tornando os resultados de cada turma bem diferentes.

Trata-se de treinar EXATAMENTE o que a empresa deseja, todas as vezes.

Leia a seguir a experiência da empresa Oi Celular, (ex -Telemar Celular) , para a qual prestei consultoria em seu lançamento, utilizando este modelo.
A empresa Oi Celulares   precisava treinar 3.600 profissionais, , todos funcionários de representantes comerciais, em vários estados do Brasil, portanto, vendedores de terceiros.


Decidiu que seriam treinamentos presenciais (com instrutores em sala de aula), contratados externamente. Utilizariam de 30 a 50 instrutores por precisarem treinar a todos em curto espaço de tempo. As turmas previstas eram de 20 treinandos cada uma, com realização em dois dias, portanto, 160 turmas e 320 dias em sala de aula.

Nesse ponto foi contratada nossa consultoria, que identificou o seguinte:

1 - O que se pretendia ensinar aos funcionários de terceiros não tinha nenhum conteúdo de treinamento - tratava-se da simples transferência de informações sobre como preencher os registros de vendas dos serviços da empresa em computadores, coisas simples, tais como nome, endereço, tipos de serviços... nesta linha de idéias.
Incluía algumas informações sobre quatro produtos, sobre a empresa e sua nova tecnologia.

Como sabemos, treinar é um ato relacionado à mudanças ou aquisições de comportamentos (transformações), Havia então esta designação errada, muito comum, de se chamar tudo de treinamento, o que não era o caso.

2 - Quando questionamos o modelo adotado ninguém sabia responder qual o motivo para serem realizados treinamentos presenciais e nem porque em dois dias. Dizia-se que uma consultoria, no início dos estudos de viabilidade da empresa, teria orientado desta forma também sem explicar o motivo. Aquela não era uma empresa especializada em treinamentos, mas em finanças, e precisava dizer qualquer coisa sobre a preparação de pessoas...

3 - Para verificarem a competência do modelo presencial, formaram uma turma piloto envolvendo executivos graduados da empresa de vários estados, onde outra empresa de treinamentos, então contratada, fracassou completamente, por acrescentar um excesso de dinâmicas comportamentais, que não cabiam, deixando para plano secundário o conhecimento a ser transmitido. (Esta informação foi dada pelo cliente - não os assistimos pessoalmente).

Nossa orientação foi a de adotar o modelo de ensino programado utilizando um vídeo especialmente desenvolvido, com todos os conteúdos e muitas técnicas motivacionais, garantindo o resultado de fixação dos assuntos pretendidos.

Neste modelo a verificação do aprendizado ocorre a cada bloco de informações de 5 minutos cada um, utilizando-se de uma simples prova, que, ao ser respondida, é mais um elemento de retenção do conhecimento. (No ensino programado quando se erra e se conhece a resposta certa, a retenção também é aumentada).

No final do vídeo mais uma prova geral é passada para o grupo, verificando-se a média final do aprendizado, e premiando-se os resultados acima de 90%. Também nesta etapa as respostas corretas são confirmadas, ampliando-se a memorização que depende essencialmente de repetição.

Para garantir boa concentração, ao término de cada etapa pratica-se, ao som de músicas animadas, alguns exercícios físicos, alongamentos etc., objetivando retomar a concentração.

As idéias foram transformadas em uma apresentação para a diretoria que apoiou unanimemente a mudança de modelo. Os principais argumentos estão relatados mais abaixo.

O modelo foi aprovado por unanimidade e o valor da redução de custos no primeiro momento foi de R$ 450.000,00 ( quatrocentos e cinqüenta mil reais ). A realização passou para 6 ( seis) coordenadores, funcionários da empresa, em 23 turmas grandes, de 100 a 300 participantes.

Argumentos a favor da mudança:

1 - Absoluto controle da informação – O vídeo é preciso, não distorce, não se esquece, não modifica nada, como certamente aconteceria com os 50 instrutores terceirizados.

2 - Alto controle da qualidade do aprendizado - Verificação por provas, - que não estavam previstas no modelo anterior.

3 - Treinamento da própria empresa e em novas tecnologias que serão utilizadas em todos os programas informativos no futuro, com enorme redução de custos de transferência de informações.

4 - A probabilidade de se formar 30 a 50 instrutores externos, que nada sabiam sobre a empresa, em razoáveis conhecedores dos sistemas, rotinas e produtos, de modo uniforme e preciso, é praticamente igual a zero.

5 - Caso fossem utilizados instrutores externos e treinados, finda suas atividades todo o trabalho de treinamento se perderia, pois não seriam mais utilizados pela empresa.

O trabalho de treinamento destes instrutores tinha um custo muito elevado. No modelo aprovado os monitores são funcionários da própria empresa que apenas precisam cuidar das provas, dos relacionamentos pessoais com os alunos e da animação motivacional.

6 - Fica resolvido o grave problema causado pelo turn over dos vendedores dos clientes, cuja taxa é de 50% ao ano. Cada funcionário da empresa que é responsável por um grupo de clientes passa a treinar novos funcionários contratados quase que de imediato, evitando o enorme número de vendedores que nada sabem por não terem assistido o vídeo e participado das provas.

7 - O mesmo vídeo passou a ser utilizado também para treinar funcionários da empresa e os novos contratados, resolvendo o problema causado pelo turn over da própria empresa.

8 - Vídeos permitem atualização imediata, bastando editá-los.

9 - Vídeos com novidades e lançamentos de novos produtos e serviços podem ser produzidos e remetidos com velocidade e baixo custo ( uma cópia custa R$ 0,80), e a prova pode seguir junto.

Nota: Lembramos que nem todos tem internet e que é muito mais difícil reunir 500 pessoas para uma teleconferência do que oferecer um material muito motivacional, com músicas e textos. Ter videocassete em casa é muito mais comum.

Para exemplificar as possibilidades do método, em apenas duas horas gravamos pessoalmente um vídeo com imagens computadorizadas, ensinando a um grupo de gerentes regionais como treinar suas equipes de vendas especiais (diferentes dos vendedores de terceiros) . Este grupo também receberia o treinamento básico e mais um treinamento específico com seis informações diferentes. Nosso vídeo, neste caso, funcionou como manual do instrutor, e sua duração total, após a edição, ficou em 36 minutos. Foi aprovado com enorme vantagem sobre qualquer informação escrita.
Nei Loja


Informações nas páginas ao lado